quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amigos de Toledo, viagem a Granada e meu aniver...






A minha idéia era publicar algo pelo menos uma vez por semana, mas dessa vez esperei por minha viagem a Granada, pois certamente teria mais coisas pra contar e fotos pra mostrar. E de fato foi o que aconteceu. Ao mesmo tempo, se eu for prestar atenção em cada detalhe do meu dia-a-dia, daria pra fazer uma postagem por dia. E é assim que quero começar esse post... falando um pouco desse outro lado de morar em outro país. Alguns daqueles que lêem este blog já tiveram essa experiência e talvez se identifiquem com isso.

A parte mais legal de todas é o "conhecer pessoas e culturas". Morei três anos no Rio de Janeiro e achei que já era "do mundo", afinal a cidade é super turística. Mas ao chegar aqui percebi que eu era do mundo que eu tinha criado, não do mundo como ele é. Muçulmanos, indianos, latinos (em geral), outros europeus, marroquinos... enfim, uma mistura de culturas e línguas que me fez perceber o quanto somos pequenos perto desse mundo tão grande e cheio de coisas a serem descobertas.

Pois bem... essa análise continua ao observar minha turma de mestrado (colocada aí em duas fotos). Somos de várias partes do mundo e temos um interesse em comum, terminar nosso "máster". No entanto, somos muito diferentes uns dos outros e lidar com essa diferença tem me ensinado mais do que os livros e textos que tenho que ler por aqui. Isso pode até parecer meio óbvio, mas na correria do meu dia-a-dia no Brasil, nunca dei a devida atenção pra isso.

Indo pro lado mais divertido da conversa, conto como foi minha experiência em Granada (fotos detalhadas acima). Depois de 6 horas de ônibus, chego nessa cidade que fica bem ao sul da Espanha, próximo ao continente africano. Tem uma influência árabe fortíssima e todos os seus principais monumentos e pontos turísticos levam essa característica. Fiquei num albergue (lugar, aliás, que é o mais propício para conhecer gente de todas as partes do mundo) onde conheci pessoas do Peru, Argentina, Austrália, Alemanha, Coréia do Sul, Rússia, França e Inglaterra. Numa simples conversa de bar, fui descobrindo características de cada país e a cada momento agradecendo a Deus por me propiciar momentos como esse. A cada dia me sinto mais "culto", não só pelo mestrado, mas pela carga de informação que recebo de todas essas pessoas.

Finalizando, meu aniversário foi no domingo, dia também que voltei de Granada. Ao chegar, minhas amigas mexicanas e equatorianas me preparam uma surpresa (que também está na foto). Como isso é possível? As conheço há menos de dois meses e já fazem isso pra mim? Eu fiquei sem palavras por alguns segundos, numa tentativa em vão de entender o que estava acontecendo. Quando finalmente a ficha caiu, percebi o óbvio... éramos pessoas que também tinham algo em comum e que haviam criado algum tipo de afeto. Somos alguns dos poucos estrangeiros da residência e isso nos uniu muito.

Tá grande esse post né? Então, acho que posso resumir tudo o que disse acima dizendo que viver em outro país, quando estamos realmente dispostos a aprender e viver novas "verdades", nos transforma em pessoas muito mais fortes e flexíveis com a diversidade. Se essa experiência não for possível a todos, que possamos fazer isso onde quer que estejamos. Certamente nos tornamos pessoas melhores.

E para o espanhol dessa semana, as frases são: (esclarecendo que essas expressoes que coloco podem ser da Espanha, do Uruguai, do Equador, do México... como são vários idiomas num só, aqui vai tudo junto, hehe).

IRSE POR LAS RAMAS - aquele que muda todo momento de assunto, está "yendo por las ramas".
HOMBRE! - é uma interjeição usada pra chamar atenção ou começar uma frase informal.
ECHAR UN VISTAZO - dar uma olhada rápida em algo.
QUE LE COMAS LA OREJA - é como "que te convença" de algo.

Bjs e abs do, agora mais "velho", Chris.

12 comentários:

c@co disse...

Oie!
Mais uma vez, FELIZ ANIVER!
Muito legal esta questão do bar, se fosse assim no Brasil...
Vou continuar acompanhando e te mandando mensagens, assim me dá a impressão que fico mais próxima de ti...

Saudades,
Camila

Mamy Sabs disse...

A-dorei Granada. Gente, deu pra sentir a energia daqui. Tava precisando. Obrigada. hahahha Que bom que teve amigas para comemorar seu niver, fico muito grata a elas! Pena mesmo que não consegui te ligar, mas ainda não desisti. Tudo deve estar sendo uma aventura maravilhosa! To muito feliz por você! Beijos mil e felicidades de novo!

PS: O que é esse cavanhaque? É para entrar no clima de amante latino é? hehehehehe

Unknown disse...

CRICAAAA!!! MEUS PARABENS PRIMO.. TUDO DE MELHOR SEMPRE NA TUA VIDA.. QUE TU CONTINUES ESSE CARA MUITO LEGAL, CULTO, QUERIDO E PRINCIPALMENTE HUMILDE, POIS QUANTO MAIS TU APRENDE, MAIS TU VAI EM BUSCAR DE APRENDER CADA DIA MAIS... TENHO ORGULHO DE TI.. BJAO ENORME

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Chris! Qdo fomos em Barcelona, falei com uma mulher e ela me disse "hombre, no es mal" e o Jefferson quase morreu de rir, até hj ele lembra da expressão. rerere

Adorei as fotos. Tbm queria fazer uma trip dessas, mas no momento nao dá :-(

Viviane

Fernando disse...

Amigo! Que massa .. adorei as fotos e as histórias! Me fazem voltar no tempo! Já desei pelo orkut mas desejo por aqui também! Feliz aniversário e tudo de melhor pra ti seu querido rabujento =)

Unknown disse...

Oi primo! primeiramente Feliz aníver atrasadãoo, mas com carinho, fikei muitos dias sem net! to morrendo de sauddadee.
estou vendo que vc esta muito feliz. te amo nabiaaaa..

Eliane disse...

"Quem converte não se diverte", hahaha! Quem inventou essa é um gênio!
Adorei as fotos da viagem, já tinham me falado que Granada é sensacional, fizeste muito bem em ir conhecer.
Beijos e continua postando!

Camila disse...

Chris!
Vou começar a acompanhar sim teu blog, está maravilhoso.
E aproveita, que legal as coisas que estás descobrindo....que te torne uma pessoa ainda mais especial!

Bjão

Unknown disse...

christin-o!!! tu tá com uma barbinha, hehehe
adorei!
saudades

Kelli Tirelli disse...

!Hermano querido!
Os bjos, abçs e champagnes estão todos acumulados esperando o vosso retorno!!!
Agora, tu comemora daí e a gente daqui...e que bom que existem pessoas boas, queridas e dispostas a compartilhar gdes e especiais momentos! Vc tem sorte mesmo...uma luz sempre te acompanha e te guia!
Uma pessoa querida como vc merece tudo isso e muito mais...ai que rasgação de seda! rsrsrsrs
Achei o máximo esta história de beber e ganhar o que comer...hummm
Lindas fotos, lindos lugares, lindas pessoas de bom coração! Tu tá bem meu irmão, fico muito feliz em saber que existe muita energia ao teu redor e importante, dentro de ti!
Amanhã vou no gineco...está chegando o dia de saber dindo, afilhada ou afilhado !!! hehehe
Depois te conto meu amor...

Saudades...te amo muito...

Chris T. disse...

Oie. Obrigado a todos pelas palavras e pela energia maravilhosa que recebo por meio delas. Quanto ao cavanhaque, foi um pedido das meninas do Equador, hehehe... resolvi testar. Acho que ficou legal, mas nao aguentei muito tempo, hehehe. Maninha, estou louco pra saber o sexo dessa criança... me fala logo hehehe.
Saudades de todos vocês. E fico muito feliz de poder dividir essa experiência com todos.
Bjo grande. Chris
Semana que vem tem mais post. =)