segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cáceres, Guadalupe, Mérida. E sigo aprendendo...

Olá!

Na semana passada participei do VII Encuentro de Becarios de Fundación Carolina, que aconteceu em Cáceres, uma cidade histórica da Espanha que fica próxima à divisa com Portugual. Neste encontro estavam presentes 103 bolsistas de diversas universidades do oeste da Espanha, representando 20 países da América Latina. Diferente do encontro que tivemos em Madrid, dessa vez tivemos uma oportunidade única de debater assuntos relacionados a América Latina e a tudo que podemos tirar de proveito dessa experiência que estamos tendo na Espanha. Conheci pessoas do México, Honduras, Guatemala, Peru, Paraguai... enfim, de praticamente todos os países. Além de ter aproveitado esse momento para conhecê-los, também pude conhecer as cidades de Cáceres, Guadalupe e Mérida (cujas fotos estão postadas aqui).

Quem me conhece bem, sabe que certamente eu aproveitaria o momento para falar algo neste debate, hehe. Expus a todos que tiveram que deixar temporariamente sua família, namorados, alguns até filhos, pra viver esse momento, que possam aproveitá-lo de verdade. Vivê-lo intensamente. A carga de informação que recebemos é muito rica e precisamos focar nisso pra que, quando regressemos aos nossos países, possamos replicar o que aprendemos. Além disso, a troca e a geração de conhecimento que este grupo pode oferecer são tão grandes, que milhares de idéias passaram na minha cabeça enquanto escutava os demais e certamente já está fazendo muita diferença em minha vida.

Conto a vocês que já defini o tema da minha dissertação, o que me deixa um pouco mais aliviado. Também fiquei sabendo que, depois da Convenção de Bologna, que mudou o sistema de ensino de muitos países na Europa, esse mestrado que estou fazendo me permite entrar automaticamente no Doutorado e posso fazê-lo estando no Brasil. Ainda não decidi se o farei, mas para todos aqueles que se empolgaram com a idéia de uma bolsa de mestrado por aqui, esse pode ser mais um incentivo.

Tenho aproveitado os feriados daqui (que são muitos) para viajar. O que não significa que não esteja estudando muito. Só sei organizar bem meu tempo, hehehe.

Hoje nevou aqui em Toledo por mais ou menos duas horas. Foi uma neve fraca, mas o frio está intenso. O pior é que ainda falta um mês pra começar o inverno. Imagina quando vier de vez... Teremos outro feriado na semana que vem e viajarei para o Norte da Espanha, onde está prevista a temperatura de -16º. Com certeza nunca estive nem perto de um frio tão absurdo. Levarei roupa térmica, fiquem tranqüilos. =) Aproveito para colocar mais algumas fotos que tirei em Toledo (antes da neve chegar).

Na semana que vem conto como foram minhas viagens e coloco mais expressoes idiomáticas, pois perdi o papel onde anotei as dessa semana, hehehe.





Beijos e abraços a todos e uma excelente semana.

Chris

3 comentários:

Unknown disse...

putz, que friaca! te cuida aí!
beijones

Eliane disse...

Não esquece de proteger bem as orelhas, senão elas caem! rs!
Maravilhosas as fotos de Toledo, não tem uma esquina que não seja um cartão postal.
Um beijão, te cuida

Kelli Tirelli disse...

!Hola!

Aqui um calor de 34 graus...e tu aí vendo a neve!!!
Adorei teu casacão!
Acabei de mostrar as fotos todas do Blog para o pai...a mãe já tinha visto.
Te cuida...te amamos...
Saudades....SEMPRE!!!