sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A primeira semana a gente nunca esquece...










Pra começar, acho legal explicar como vim parar em Toledo, essa cidade histórica e linda da Espanha que fica a 85 km de Madri, onde estou morando desde quarta-feira. Um órgão do governo espanhol chamado Fundación Carolina (http://www.fundacioncarolina.es/), em parceria com empresas privadas, oferece bolsas de estudos para Máster (mestrado), Doutorado e formação permanente para estudantes de mais de 20 países da América Latina. Em 2010 foram mais de 170.000 inscritos pra cerca de 1.020 vagas. Uma dessas ficou comigo, pra estudar Estratégia e Marketing. Fica a dica pra quem quiser tentar. São bolsas para praticamente todas as áreas e as inscrições começam geralmente entre Janeiro e Fevereiro de cada ano. Posso garantir que vale a pena.



Na terça-feira houve em Madri o encontro de apenas uma parte desses estudantes, pois nem todos começam suas aulas na mesma época. Estavam presentes representantes de todos esses países. Havia onze do Brasil, dos quais 5 de Porto Alegre (dos quais me incluo), 4 de Sampa e 2 do Rio.



Minhas colegas de Máster, ambas do Equador, e eu chegamos em Toledo a noite. Na quarta-feira tínhamos que resolver todos os trâmites burocráticos (que são muitos), mas fomos surpreendidos com uma greve geral que ocorreu em toda Espanha na quarta-feira. Por sorte os lugares que tínhamos que ir estavam funcionando e conseguimos resolver tudo.



Estou morando numa residência universitária (parte da bolsa que ganhei) onde há cerca de 180 estudantes, em sua maioria no início de seus cursos de graduação. Ou seja, poucos têm mais de 20 anos, o que me torna praticamente a pessoa mais velha do local depois das mulheres da cozinha.



Estudarei na Universidad de Castilla-La Mancha, uma universidade pública que leva o nome do estado onde está situada, do qual Toledo é a capital. Há campus em outras três cidades (Cuenca, Albacete e Ciudad Real). Aqui em Toledo, a UCLM tem dois campus: um que fica um pouco afastado da parte histórica onde moro e outro perto daqui.



Tudo nesta cidade é antigo e traz um clima meio nostálgico. É lindo demais. Estive aqui em 2007 e pude reviver tudo que lembrava. Ao longo da minha estadia falarei mais da cidade e postarei fotos. Também falarei das demais cidades espanholas e européias que pretendo visitar neste período.



Curiosidade: o horário de trabalho é das 9h às 14h e das 17h às 20h (são três horas de intervalo pra almoçar e fazer a sesta). Todas as comidas são muito gordurosas. Porém, curiosamente os espanhóis são magros. Deve ser a bendita sesta, hehehe.



Pra encerrar, gostaria de dividir com vocês algumas palavras e expressões que vou aprendendo por aqui. Aqui vão as dessa semana:



CHEVERE - "legal". Entonação na primeira sílaba.

CANDADO - "cadeado". Tenho usado muito essa palavra aqui.

GORDITOS - os famosos "pneus abdominais". Também usado para pessoas gordinhas.

HUELGA - "greve", que a Espanha passou na última quarta-feira.

ME FREGUÉ - uma forma sutil de dizer que a pessoa "se ferrou".



Ainda não sei a frequência com a qual atualizarei o blog, mas sempre que o fizer, aviso a todos. Com o início das aulas na segunda-feira, vai ficar mais complicado. Mas prometo pelo menos uma vez ao mês.



Beijos e abraços e até a próxima.



CHRIS















9 comentários:

Eliane disse...

Que sonho... Toledo é um mergulho no passado, é tudo de bom.
Gostei muito das fotos e do post, já vi que está tudo maravilhoso e que tu vai aproveitar muito.
Faz um esforço para postar pelo menos uma vez por semana, senão os detalhes se perdem. Depois tu vai ficar feliz de poder relembrar tudo pelo blog.
Um beijão e boa sorte!

Fernando disse...

Adorei as fotos amigo! Pareces bem feliz =)

Muita sorte pra ti e alegrias de mais um sonho realizado =)

Conhecia as palavras que escreveste, tens e que usar as que eu te ensinei por SMS, lembras? hahahahahahahaha! sao tipicas dai!

Saudades ja!

Kelli Tirelli disse...

! Hola hermano !

Aiai...parece que foi ontem que tu estavas no processo e agora já escreve de Toledo!!!
Que maravilha...
Esta cidade parece aquelas cidadezinhas dos filmes antigos...mas que ao mesmo tempo, beneficia tanta atualidade, sofisticação, afinal, será um Mestre!!!
O tempo vai passar tão rápido, tantas coisas vão acontecer, vamos aprendendo e trocando idéias, informações...vc em um novo mundo, Europa, eu aqui com minha barriguinha crescendo, uma nova vida tbém!!!
Saiba que estaremos sempre contigo, em nossos pensamentos e nos nossos corações!!!
Boa sorte e sucesso...SEMPRE !
Mil beijos...
Te cuida...
TE AMAMOS MUITO !!!
Saudades...

Unknown disse...

Fala meu amigo

Fico feliz de saber que tudo vai dando certo para vc aí no velho e lindo continente. QUando voltas para o BRasil???
Bos sorte e já com saudades suas

Chris T. disse...

Pessoal... vocês não fazem idéia de como é bom "ouvi-los". É maravilhoso e um sonho estar aqui, mas a saudade quando aperta, aperta mesmo.
Vou viajar neste fim de semana e na volta conto as novidades.
Bjs e abs,
Chris

Mamy Sabs disse...

Genteeeeeee! Amei tudo!!! A cidade é super diferente e linda!!! Que delicia! E o quarto é super ajeitadinho!!! Que maneiroooo. Muito feliz por vc. Miiiil beijos amore!

Unknown disse...

PRIMOOOO!!! MUITO SHOW A TUA IDEIA DE FAZER ESSE BLOG, ASSIM VAMOS PODER CONHECER UM POUQUINHO DESTES LUGARES MAGICOS QUE SO A EUROPA NOS PROPORCIONA E AO MESMO TEMPO DESFRUTAR DAS TUAS IMENSURAVEIS PALAVRAS E ENSINAMENTOS.. TENHO ORGULHO DE SER TUA PRIMA.. MUITO LEGAL ESSA TUA TRAJETORIA.. SUCESSO AI.. E CONTINUA NOS AVISANDO.. BJAOO GRANDEEE

bruna disse...

"Chevere"! Adoro, tinha me esquecido dessa palavra.
Espero que vc esteja cantando muito por aí!

Chris T. disse...

Valeu Va!!! Obrigado pelo carinho.
Bruninha... o que eu mais faço aqui é cantar... tem coisa melhor pra mostrar que se está feliz? hehehe.
Agora já estou me adaptando mais... aos poucos me torno um espanhol com sotaque brasileiro e descendencia italiana. Viva a mistura dos povos.
Bjs.